Telefone: (51) 3043-7666

7 passos para construir sua reserva financeira

Seja para comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem, é importante que você tenha uma reserva financeira dedicada para este fim. A partir das experiências de nossos clientes e equipe, montamos um passo a passo de 7 etapas para você conseguir economizar para realizar seu sonho.

Defina uma meta

Qual seu sonho e objetivo? Pelo o quê você está disposto a trabalhar muito e abrir mão de outras coisas?

Independente do seu orçamento mensal ou dos seus sonhos, é fundamental você iniciar essa jornada com metas bem estabelecidas como “Quero comprar um apartamento” ou “Preciso trocar de carro”. Depois de definir esse primeiro passo, anote em algum lugar visível todos os dias para que você não se esqueça que vale a pena trabalhar por isso. Realizar um sonho exige muita motivação!

Entenda seus gastos e ganhos

Quanto você recebe, em média, por mês? E quanto você gasta de maneira fixa? Há algum gasto possível de reduzir?

É fundamental entender sua situação financeira antes de começar. Se atualmente não sobra nada no final do mês para guardar para a sua meta, você precisa identificar outros gastos que possam ser cortados ou reduzidos. Caso não seja possível cortar nada ou não o suficiente, dê uma olhadinha no passo 5.

Calcule quanto você precisa

Quanto custa a sua meta? Quanto você precisa economizar e por quanto tempo?

Agora que você já sabe o que quer e já organizou suas finanças, é fundamental você calcular quanto que este sonho custa e se ele cabe no seu orçamento. Se você precisará abrir mão de algum detalhe ou preferência em função disso.

No caso da compra de imóveis por exemplo, existem para todos os gostos e preferências, mas dentre as características que podem influenciar muito o valor de compra são:


comprar o imóvel pronto ou na planta (na planta geralmente tem um custo benefício melhor)
a localização e proximidade de acessos
quantidade de quartos e banheiros (o fator “suíte” geralmente encarece bastante um imóvel)
infraestrutura de condomínio (seja casa ou apartamento, a infraestrutura pode ser um fator determinante na decisão)
possibilidade de financiamento (fique atento às propostas de financiamento e se elas se encaixam na sua realidade)

Corte gastos desnecessários

Onde você pode reduzir seus custos em prol do seu objetivo? Toda a família está ciente disso?
Ao entender os seus gastos e ganhos no passo 2, você já percebeu onde poderia estar economizando mais, certo? Porém é fundamental que toda a família esteja alinhada neste objetivo, assim são evitadas brigas e frustrações no processo e todos ficam mais felizes e realizados pela conquista!

Procure uma renda extra

Existe alguma forma de você ganhar um pouco mais para que possa guardar mais?

Existem diversas formas de fazer uma pequena renda extra, tudo vai depender de quanto você precisa e do tempo que você tem disponível para se dedicar a esta outra atividade. Existem diversas empresas que oferecem a oportunidade de trabalho totalmente autônomo, flexível e de acordo com seus horários e possibilidades, por isso escolha algo que faça sentido para a sua realidade.

Coloque para render

Qual é a melhor forma de investir este dinheiro para que renda mais com baixo risco?

Agora que você já está conseguindo construir a sua reserva financeira, é a hora de fazer com que este dinheiro renda ainda mais, seja numa aplicação de renda fixa ou com risco. O importante é escolher uma forma que te deixe confortável e seguro de que, no tempo que você determinou, o dinheiro terá aumentado e não diminuído.

Tenha paciência e perseverança

Temos certeza de que você consegue e merece realizar esse sonho

Se o seu sonho é um imóvel próprio, conte com a Finger Engenharia para concretizá-lo.